Hiperidrose

36 visualizações
Hiperidrose

Hiperidrose

Você sabia que suar em excesso não é normal?

 

Em dias mais quentes, o aumento do suor é comum devido à elevação da temperatura. Entretanto, há pessoas que possuem sudorese em excesso constantemente, a chamada hiperidrose. A hiperidrose é uma doença que pode estar presente principalmente nas axilas e palma das mãos.

No inverno, a maioria das pessoas nota uma redução do suor, uma vez que a temperatura corporal cai com a chegada do frio. Porém, pacientes que sofrem com hiperidrose continuam vivenciando a transpiração excessiva, que pode até piorar com o uso de roupas mais quentes e pesadas. Não há melhora significativa no inverno porque a hiperidrose é desencadeada por fatores emocionais e não climáticos.

O organismo produz o suor como mecanismo de defesa e controle da temperatura corporal, mas a pessoa com a Hiperidrose transpira excessivamente. A doença não é considerada grave, contudo, pode trazer consequências perigosas para o convívio social dos portadores. A Hiperidrose pode ser primária ou secundária, atingindo as pessoas em maiores ou menores proporções.

Cabeça, mãos, axilas, virilhas e pés são as regiões do organismo onde mais existem glândulas sudoríparas. O suor produzido especialmente nesses locais ajuda a regular a temperatura do corpo. Todas as vezes que somos submetidos a estímulos estressantes, o sistema nervoso manda impulsos para uma dessas regiões e a sudorese se manifesta.

 

Causas

Há uma nítida correlação entre estresse e desencadeamento das crises nos grupos que apresentam sudorese excessiva no rosto e nas axilas. No grupo palmar-plantar, em que também pesam os fatores estressantes, às vezes, mesmo estando calmas e tranquilas, as pessoas podem suar muito. Esse é o grupo que mais sofre.

A herança genética é a explicação que se conhece por enquanto. Algumas famílias apresentam essa característica de suar além do necessário para manter a temperatura do corpo. Isso não significa que avô, pai e filho manifestem o problema na mesma intensidade. Às vezes, os sintomas são moderados no avô, intensos no filho e podem ou não aparecer no neto.

 

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia, chamada de simpatectomia, é feita por um cirurgião torácico.

Ao lado da coluna torácica, existe uma estrutura chamada cadeia simpática constituída por pequenos gânglios de 0,5 cm. Cada região do corpo tem uma correspondência bem precisa na cadeia simpática. Os gânglios seguem as costelas do tórax: gânglio número 1 localiza-se na costela 1; o número 2, na costela 2 e assim sucessivamente. Queixas de hiperidrose nas mãos têm relação com o gânglio número 2; nas axilas com os gânglios números 3 e 4. O tratamento consiste, então, em eliminar o gânglio que corresponde ao sintoma do paciente.


Quando o suor excessivo é somente na axila, pode ser feita a curetagem das glândulas sudoríparas com anestesia local, este procedimento inclusive é executado aqui na Dermathos.

 

Tratamentos Não Cirúrgicos

São vários os tratamentos não cirúrgicos. Existem medicamentos para serem tomados por via oral que podem diminuir o grau de sudorese, substâncias adstringentes para serem passadas nas axilas e nas mãos e existem injeções de toxina botulínica nos locais onde o suor é mais abundante.

A toxina botulínica bloqueia a transmissão nervosa das glândulas sudoríparas e requer uma aplicação a cada 4-6 meses.

Lembrando que é importante a avaliação médica para o correto diagnóstico e indicar a melhor opção de tratamento para você.

 

Consulte seu médico para mais informações.

Fonte: Drauzilo Varella. Hiperidrose, 2011.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Hiperidrose afeta vida social de quem tem a doença, 2010.

 




Novidades relacionadas

Aplicação de toxina botulínica nas axilas

A temperatura subiu e o verão está se aproximando...Quem gosta de suar?! É muito desagradável.. A transpiração excessiva pelas axilas traz desconforto e até constrangimento para muitas pessoas, seja porque fica evidente em alguma roupa ou devido ao odor desagradável (bromidrose). A aplicação de toxina botulínica nas axilas é um dos melhores tratamentos para reduzir de forma considerável a transpiração nesses locais....

Leia mais

SORRISO GENGIVAL

Sorriso gengival é quando há a exposição excessiva da gengiva superior durante o sorriso, causando um problema estético para o indivíduo, pois o excesso de gengiva compromete a harmonia do sorriso....

Leia mais

SILHOUETTE SOFT ou SUTURA SILHOUETTE - Puxando a Pele, Melhorando a Flacidez e os Contornos Sem Cirurgia

O Sutura Silhouette ou Silhouette Soft é um procedimento médico, realizado em consultório, com o objetivo de esticar a pele da face, pescoço e alguns locais do corpo, dar contorno facial, reposicionar a gordura e ainda tratar a qualidade da pele....

Leia mais


Novidades nas categorias



Novidades nos meses

(2)Outubro de 2017

(3)Setembro de 2017

(5)Agosto de 2017

(2)Julho de 2017

(5)Abril de 2017

(9)Fevereiro de 2017

(4)Janeiro de 2017

(2)Novembro de 2016

(3)Setembro de 2016

(2)Julho de 2016

(12)Junho de 2016

(15)Maio de 2016

(1)Abril de 2016

(1)Março de 2016

(2)Fevereiro de 2016

(1)Janeiro de 2016

(11)Novembro de 2015

(8)Outubro de 2015

(2)Setembro de 2015

(6)Agosto de 2015

(12)Julho de 2015

(6)Junho de 2015

(1)Abril de 2015

(1)Janeiro de 2015

(1)Dezembro de 2014

(1)Novembro de 2014

(2)Novembro de 2013